Carregando agora

Governo utiliza Centro de Comando Móvel para combate ao desmatamento em Colniza

Governo utiliza Centro de Comando Móvel para combate ao desmatamento em Colniza

Estrutura conta com equipamentos de informática e radiocomunicação, para atividades de comando em áreas remotas

O Governo de Mato Grosso começou a utilizar nesse sábado (18) o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) nas ações em campo da Operação Amazônia contra crimes ambientais. O veículo chegou na cidade de Colniza (1.042 km de Cuiabá) para intensificar a fiscalização ambiental na região.
 
A ação é realizada em uma parceria entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública (Sesp). O Centro é uma viatura com tecnologia embarcada, com equipamentos de informática e radiocomunicação, capaz de realizar as atividades de comando em áreas remotas.
 
“Estamos empregando esta estrutura que possui internet e estações de trabalho, que facilitam que os agentes produzam relatórios e o planejamento estratégico para o bom andamento da operação”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema, Bruno Saturnino.
 
A Operação Amazônia concentra esforços de cerca de 200 servidores em campo, para erradicar o desmatamento ilegal nas regiões com maior pressão por desmatamento. A cidade de Colniza está em primeiro lugar no ranking dos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso.
 
O Estado envia equipes em campo após identificar precisamente, por imagens de alerta de alta resolução, onde está ocorrendo o desmatamento. A ação flagra o infrator, embarga a área, aplica multas, apreende maquinários e envia para a delegacia os responsáveis. Com isso, o Estado age rápido e impede a continuidade do desmatamento ainda no início.
 
Operação Amazônia

Mato Grosso iniciou a Operação Amazônia, contra crimes ambientais, no último dia 7 de março, e mobilizou todas as estruturas estaduais e de parceiros institucionais contra o desmatamento ilegal, e outros crimes ambientais.
 
As ações integradas reúnem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador Mauro Mendes. Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.
 

Deixe uma resposta

Popular