Governo utiliza Centro de Comando Móvel para combate ao desmatamento em Colniza

Governo utiliza Centro de Comando Móvel para combate ao desmatamento em Colniza

Estrutura conta com equipamentos de informática e radiocomunicação, para atividades de comando em áreas remotas

O Governo de Mato Grosso começou a utilizar nesse sábado (18) o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) nas ações em campo da Operação Amazônia contra crimes ambientais. O veículo chegou na cidade de Colniza (1.042 km de Cuiabá) para intensificar a fiscalização ambiental na região.
 
A ação é realizada em uma parceria entre as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Segurança Pública (Sesp). O Centro é uma viatura com tecnologia embarcada, com equipamentos de informática e radiocomunicação, capaz de realizar as atividades de comando em áreas remotas.
 
“Estamos empregando esta estrutura que possui internet e estações de trabalho, que facilitam que os agentes produzam relatórios e o planejamento estratégico para o bom andamento da operação”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema, Bruno Saturnino.
 
A Operação Amazônia concentra esforços de cerca de 200 servidores em campo, para erradicar o desmatamento ilegal nas regiões com maior pressão por desmatamento. A cidade de Colniza está em primeiro lugar no ranking dos municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso.
 
O Estado envia equipes em campo após identificar precisamente, por imagens de alerta de alta resolução, onde está ocorrendo o desmatamento. A ação flagra o infrator, embarga a área, aplica multas, apreende maquinários e envia para a delegacia os responsáveis. Com isso, o Estado age rápido e impede a continuidade do desmatamento ainda no início.
 
Operação Amazônia

Mato Grosso iniciou a Operação Amazônia, contra crimes ambientais, no último dia 7 de março, e mobilizou todas as estruturas estaduais e de parceiros institucionais contra o desmatamento ilegal, e outros crimes ambientais.
 
As ações integradas reúnem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador Mauro Mendes. Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido