Colniza(MT): Utilidade Pública – Programa de Saúde na Escola

Colniza(MT): Utilidade Pública – Programa de Saúde na Escola

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE

Cerca de 14 escolas foram pactuadas nesta gestão visando beneficiar cerca de 4.078 estudantes, dentro da área urbana, rural, distritos do guariba e três fronteiras. “na adesão ao PSE, uma das prioridades é a pactuação com escolas públicas de ensino básico que têm na sua composição a maioria – pelo menos 50% – de estudantes pertencentes às famílias beneficiárias do programa auxílio Brasil, chamadas “escolas maioria PAB”, esse grupo especifico, representa uma parcela da população estudantil com maior vulnerabilidade financeira, alimentar, social e familiar que são fatores importantíssimo na permanecia ou desistência do aluno na escola.

    O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de um conjunto de 13 ações de promoção, de prevenção e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

    Exemplos de temas como: gestação na gravidez; infecções sexualmente transmissíveis/HIV são fundamentais serem trabalhados com estudantes adolescentes uma vez que os casos de ambos vêm aumentando entre a população jovem de Colniza, seja por falta conhecimento sobre os métodos de prevenção e formas de contaminação, dentre outros. O PSE visa orientar os jovens nessas temáticas, uma vez que são temas considerados tabus e que muitas vezes não são abordados pelos pais em casa.

    Na data de 20/03 no período da manhã a equipe do PSE juntamente com a colaboração de professores, diretores e coordenadores da escola Visconde de Mauá, escola polo da Tancredo Neves, recebeu diversas ações de saúde ministradas e aplicadas pela Assistente Social da educação Elisangela, Enfermeira Andréia e Técnica em Vacina Solange. Foi realizado: apresentação de vídeos educativos sobre higiene corporal e higiene das mãos, prevenção promoção à vacinação e obesidade infantil, foi realizado a verificação dos cartões de vacinação, palestras referente à prevenção do uso de álcool e drogas, também foi realizado a investigação de manchas suspeitas para Hanseníase, uma vez que há o aumento de casos em Colniza, e a avalição de acuidade visual com a aplicação das escalas visuais para estudante alfabetizados e não alfabetizados, com a escala Snellen e outras.

    Na data de 22/03 nos períodos matutino e vespertino, a equipe do PSE juntamente com a colaboração de professores, diretores e coordenadores da escola Bom Jesus, realizou ações de saúde ministradas pela Enfermeira Andréia. Ações realizadas: palestra referente ao dia Mundial da Água abordando a as temáticas sobre poluição das águas, doenças veiculadas pela água como verminoses foram apresentados vídeos educativos sobre dengue, higiene corporal e higiene das mãos, prevenção obesidade infantil e promoção a vacinação.

Fonte: Secretária de Saúde de Colniza/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido