Sintep Colniza(MT) informa: Educadores avaliam as políticas públicas educacionais de MT no XII Encontro Estadual do Sintep-MT
Os trabalhadores da educação analisam a “Educação Pública: Reconstrução, Aprendizagem e Humanidades”, tema central do Encontro.
O Presidente do Sintep de Colniza, Professor Alexandre Sobrinho informa a todos educadores que encontro da parte municipal será dia 27 de setembro de 2023 às 17 horas na Escola Bom Jesus. No Guariba será dia 28 de setembro de 2023 a partir das 17 horas na Escola Maria Miranda.
“Todos os profissionais das redes estadual e municipal foram convidados. Teremos a presença do Professor Carlito (atual presidente da subsede de Juína e Diretor Regional da Região Noroeste do Sintep-MT)”
Termina na próxima semana (25/09) o prazo para a realização das etapas municipais do XII Encontro Estadual de Educação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A atividade estadual ocorrerá entre 12 a 14 de outubro de 2023, com participação de 350 delegados/as eleitos na base, mais a direção estadual e Conselho Fiscal da entidade, com 52 delegados/as natos/as. Juntos farão o debate sobre o tema “Educação Pública: Reconstrução, Aprendizagem e Humanidades”.
As etapas municipais são responsáveis pela leitura e contribuições ao texto base do Encontro. Na edição de 2023, a temática provoca os profissionais da educação pública a fazerem a análise sobre o cenário atual das políticas educacionais em Mato Grosso. Juntos refletem e dialogam sobre estratégias a serem apresentadas no debate estadual, a partir do Texto Base.
Entre as várias subsedes do Sintep-MT, que já realizaram a atividade, Barão de Melgaço, na regional Grande Cuiabá; Serra Nova Dourada, na regional Leste III – Baixo Araguaia; Pedra Preta, regional Sul; e ainda, Primavera do Leste, regional Sul II – Vale do São Lourenço, registraram a insatisfação geral dos profissionais da educação com a realidade imposta nas escolas.
Durante os debates foi destaque temas acerca das políticas que atualmente são motivo de estresse e adoecimento da categoria em ambas as redes: sistema de controle da assiduidade (Webponto); a sobrecarga de trabalho; falta de pessoal, assédio moral; excesso de relatórios, no estado. Enquanto nas redes municipais, acabaram por relatar a piora das políticas educacionais, em especial após o redimensionamento das turmas do estado, pois desmonte implantado na rede estadual gerou efeito cascata nos municípios.
O Texto Base do Encontro Estadual do Sintep-MT evidencia as preocupações com os ataques e desmontes das políticas educacionais e o impacto na aprendizagem dos estudantes após o período crítico da pandemia de Covid-19. A ascensão do modelo econômico implementado pelas políticas ultraliberais da gestão Bolsonaro e repercutidas, quando não intensificadas, pelo governo Mauro Mendes, no estado de Mato Grosso.
Todas as medidas impactaram as políticas públicas, desde 2016, como: a nova Base Nacional Curricular Comum, Novo Ensino Médio, desmonte do Plano Nacional de Educação e dos respectivos planos estaduais e municipais. Além do descumprimento de legislações estaduais e federal, em se tratando do estado de Mato Grosso.
As medidas do governo estado de Mato Grosso foram ainda mais severas, pois repercutiram de forma contundente nas redes municipais, em especial o Decreto nº 723/2020, que estabeleceu o redimensionamento dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual para os municípios.
O encontro estadual do Sintep-MT é uma atividade estatutária, realizada a cada três anos, com um papel significativo para os trabalhadores da educação. “Além de promover a interação e troca entre os participantes, os encontros são espaços de Formação, para os profissionais da educação. Muitos marcaram o protagonismo do Sintep-MT nas políticas de Educação Pública do estado e do país”, destaca o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.
Deixe uma resposta