Atenção Colniza hoje dia 14 abril, dia Mundial do Café.

Atenção Colniza hoje dia 14 abril, dia Mundial do Café.

“Atualmente, Colniza é o maior produtor de café em Mato Grosso com 15 mil hectares plantados”. O trabalho da ATeG/Senar-MT no município é recente.

Dia Mundial do Café é comemorado anualmente em 14 de abril

A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo: o café! Seja ele carioca, pingado, cappuchino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.

De acordo com o Sumário Executivo – Café, de setembro de 2021, documento da responsabilidade do Ministério da Agricultura Pecuária e Estabelecimento, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia. 

Colniza:

“Colniza é responsável por 51% da produção local, se tornou referência para os outros municípios da região. São mais de 10 mil hectares de café plantado, e a safra está a todo vapor”.

 “Atualmente, Colniza é o maior produtor de café em Mato Grosso com 15 mil hectares plantados”. O trabalho da ATeG/Senar-MT no município é recente. 

Desde 2016, dados do IBGE e ‘Levantamentos Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)’, apontam Colniza com a maior área destinada à colheita, maior área colhida e maior quantidade de café produzida no Estado de Mato Grosso. 

O Dia Mundial do Café, em 14 de abril, é uma data bastante popular. Além dela, existe também o Dia Internacional do Café, em 1 de outubro.

O Dia Internacional do Café foi criado em 2015 por iniciativa da OIC – International Coffee Organization. A ideia dos membros da OIC era organizar uma única celebração do café em todo o mundo.

Mas, como o café é amado e consumido em vários países pelo mundo, cada nação criou o seu Dia Nacional do Café. 

Já em 2005, por iniciativa da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, havia sido criado no Brasil o Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio. 

Confira outros Dias Nacionais do Café pelo mundo:

  • Indonésia – 17 de agosto
  • Costa Rica – 12 de setembro
  • Alemanha – 24 de setembro
  • Japão – 1 de outubro
  • Nepal – 17 de novembro
  • Estados Unidos e Inglaterra – 29 de setembro

Curiosidades sobre o café

  1. A borra do café funciona como um excelente adubo;
  2. A borra do café também é ótima para tirar o mau cheiro da geladeira;
  3. O café, quando consumido nas doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração;
  4. A cafeína, nas quantidades certas, evita a depressão e o mau humor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido