Carregando agora

Colniza completa hoje dia 26 de novembro de 2024 26 anos de História.

Colniza completa hoje dia 26 de novembro de 2024 26 anos de História.

Parabéns Colniza pelos seus 26 anos! Vejam um pouco da sua história!

Colniza é um município de Mato Grosso foi elevada a categoria de cidade em 1998, com a criação do município. Sua área territorial foi integralmente desmembrada do município de Aripuanã.

As dificuldades enfrentadas pelos pioneiros do atual município de Colniza foram grandes. O maior entrave sempre foi a dificuldade nas comunicações, tratando-se vias de acesso e telefonia, haja vista que neste final de milênio o município já instalado possui apenas um posto telefônico, deixando a população em situação difícil.

O município foi criado através da Lei Estadual n° 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrando do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar pela primeira vez o executivo colnizense.

Por ocasião da tramitação da documentação sobre a consulta plebiscitária para criação do município o deputado Pedro Satélite justificou a ação em função da distância do então distrito de Colniza do município-mãe Aripuanã, que é de 150 quilômetros. Outro fator de distância considerável são os 1.200 km de Cuiabá à Colniza. Ainda em sua justificativa o deputado Satélite disse “..Mato Grosso precisava morder uma fatia maior do bolo do FPM, recurso federal dividido entre todos os município da Federação.

A consulta plebiscitária foi um sucesso, pois o povo disse sim nas urnas. Ainda no período que antecedeu a criação do município, várias ações se desenvolveram no sentido de sensibilizar as autoridades do Estado de Mato Grosso no sentido de virarem os olhos para a distância Colniza, que no mapa estadual fica “la em cima”, bem longe de tudo e de todos, com brava gente brasileira que se empenhou em desbravar esta parte da Amazônia.

Dentre os documentos que chegaram à Assembleia estão o de Joab F. Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no distrito, naquela época passavam. Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foram registrados documentos da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Müller, que traziam os seguintes nomes: Aldori Ferreira Jandrey, André Pereira de Araújo, Leandro Zitkoski, Daniel Inácio Silva, Ebaneis da Silva Mello, Altamiro Girardi, José Oliveira de Souza e Toninho da Areia – todos querendo a criação do município.

Então parabéns Colniza que só é uma criança em desenvolvimento!

Share this content:

Deixe uma resposta