Carregando agora

Colniza fazendo história: Pesquisa aponta que queimadas em MT já superam marca histórica de 2020

Colniza fazendo história: Pesquisa aponta que queimadas em MT já superam marca histórica de 2020

Um levantamento feito pelo Instituto Centro de Vida (ICV) apontou que no primeiro semestre de 2024 já houve mais queimadas que no mesmo período de 2020, ano com aumento histórico de incêndios florestais em Mato Grosso. Além disso, houve recorde de focos de calor no estado, no último mês de julho, desde 2018.

De acordo com o ICV, até julho de 2024 foram registrados 2.472 alertas, um aumento de 70,13% de focos de calor em relação ao mesmo período do ano anterior, índice que ultrapassou o recorde de 2018.

Em comparação com o mesmo período de 2020, ano histórico de queimadas no estado, o aumento registrado foi de 2%.

Entre os municípios com mais focos de calor, Colniza (a 1.065 km a Noroeste) se destaca com mais registros, com 537 pontos. Em comparação, o segundo com maior número de focos foi Campinápolis (658 km a Leste), que teve 134 pontos.

Também foi levantado o número de focos considerando os biomas presentes em Mato Grosso. Dessa vez a maior incidência foi na Amazônia. Foram registrados 1.474 focos de calor no bioma, o que corresponde a 60%. Com relação ao mesmo período do ano anterior, o Cerrado não teve mudança expressiva nas queimadas.

Apesar disso, houve uma redução nos focos de calor no Pantanal. O bioma teve 5% dos focos.

ICV

Incêndios no Pantanal
De acordo com informações do governo do Estado, as queimadas ainda continuam no Pantanal. Na Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal, em Poconé, 14 bombeiros com apoio de dois aviões combatem um incêndio florestal. As equipes contam com apoio de brigadistas do Sesc e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Outros 36 bombeiros combatem incêndios florestais em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé; e em Porto Conceição na divisa com a Bolívia, em Cáceres. Essas equipes contam com 10 viaturas, 9 máquinas, 4 caminhões autotanques e  embarcações.

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

Deixe uma resposta

Popular