Incêndio que já dura 10 dias ameaça comunidade do Lontra em Aripuanã
Chamas na mata que reveste a região deixaram em alerta moradores.
Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação de várias áreas rural em Aripuanã, há cerca de dez dias. A propagação das chamas tem preocupado os moradores da região da comunidade do Lontra e Britex, aproximadamente 25km da sede do município.
A estimativa é que as chamas tenham destruído uma área de quase cinco mil hectares. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Juína foi acionado para mobiliza uma operação para tentar controlar a propagação do fogo e evitar maiores problemas para a população e ao meio ambiente.
Uma das preocupações é a velocidade de propagação das chamas, que já devastou uma área muito grande. “Todo incêndio em vegetação é complicado, porque onde o fogo está acontecendo não há combate direto e quanto mais vegetação maior a dificuldade de acesso”, pontuou um dos proprietários que teve sua área devastada pelas chamas.
Alguns moradores e voluntários estão na localidade tentado combater o incêndio, mas o efetivo para combater todos os focos é pequena e pedem ajuda da gestão municipal, para unir forças para que o desastre não seja maior. Animais foram encontrados queimados ao longo do trecho consumido pelas chamas.
Outra região da comunidade do Lontra que está sendo atingida pelas chamas e logo depois da vila, cerca de 35 km da cidade. Até o momento não se sabe bem ao certo de onde tenha surgido o foco de incêndio que proporcionou todo esse estrago no município.
Fonte: Top News
Deixe uma resposta