Mapa do INPE mostra que Colniza(MT) foi o município com mais focos no mês Julho.
Com 1.435 focos de incêndio, Mato Grosso é quarto estado que mais queimou em julho
Dados do BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE mostram que o estado de Mato Grosso foi o que mais registrou focos de incêndios durante o mês de julho. Do dia 1º ao dia 22, foram registrados 1.435 focos de incêndio, a maioria atingiu a região da Amazônia Mato-grossense, com 805 focos, ou seja, 56,1%. Comparando com o mesmo período de 2023, quando o estado registrou 1.028 focos de incêndio, o aumento no estado foi de 39,6%.
No período, Colniza foi o município que mais queimou no estado registrando 217 focos, o que representa 15,1% do total. A cidade é seguida no ranking por Tangará da Serra que registrou 95 focos. Apesar de Tangará ser o segundo município com mais focos no mês, foi a cidade que mais registrou focos neste ano, 516 de um total de 10.233 focos registrados em todo o estado.
Levando em consideração todo o ano de 2024, de janeiro ao dia 22 de julho, Mato Grosso registrou 10.233 focos de incêndios, sendo o estado com mais focos no país, computando 21,3%. Como base de comparação, o segundo lugar é ocupado pelo estado do Tocantins que registrou 5.013 focos, ou seja, menos da metade do registrado por Mato Grosso. Os dados são alarmantes comparados à 2023 quando, em todo o ano, o estado registrou pouco mais de 21.700 focos, um pouco mais que o dobro do registrado nestes primeiros sete meses.
De acordo com os dados do BDQueimadas, Primavera do Leste registrou em 2024, 20 focos de incêndios, todos anteriores a julho. Mesmo a cidade não constando na lista dos municípios com focos registrados em julho, os municípios do entorno figuram na lista. Paranatinga é a cidade da região com mais focos neste mês, 41. Poxoréu também aparece na lista com 29 focos e Santo Antônio do Leste com dois focos. Vale destacar que estes municípios são limítrofes de Primavera do Leste.
Apesar de Primavera do Leste não registrar focos de incêndios em áreas de mata, focos de incêndios foram registrados próximos a cidade, além, é claro, de fogo em terrenos na área urbana, sendo necessária a intervenção da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militar.
No último dia 15, por exemplo, uma área de Cerrado, aos fundos da Sociedade Aquática, no bairro Castelândia, foi incendiada, sendo necessário o uso de cerca de 20 mil litros de água para controlar as chamas. Já no dia 19, uma outra área no município de Dom Aquino, próximo à divisa com Primavera do Leste também pegou fogo, bem como uma área de cerca de 15.500 metros quadrados na região do Vale Verde, em Poxoréu.
Deixe uma resposta