
66% dos brasileiros dizem que já definiram o voto para presidente
Pesquisa EXAME/IDEIA mostra que a maior parte dos eleitores escolheu um candidato a presidente, mesmo faltando 7 meses para o pleito
As eleições que vão definir o próximo presidente do Brasil são apenas no segundo semestre, em outubro, mas 66% dos brasileiros dizem que já definiram o seu voto. De acordo com a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, 31% dizem que ainda vão decidir um nome. Desta parcela, mais da metade, 55%, dizem que farão a opção até agosto.
Os números fazem parte da sondagem que ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de fevereiro. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05955/2022. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, explica que esta escolha de forma antecipada é resultado da polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Por serem nomes conhecidos da população, o eleitor se sente apto a tomar uma decisão.
“A polarização faz com que o eleitor decida o voto muito antes e acarreta que ele não mude durante a campanha. Nós tivemos isso na eleição americana de 2020. Os candidatos foram para a campanha sem que houvesse muito espaço de convencimento. As campanhas gastaram muito mais dinheiro levando as pessoas para votar, do que para convencer”, diz Moura, fundador do IDEIA.