qui. ago 11th, 2022

Abastecimento de água está suspenso em alguns bairros de Cuiabá devido às chuvas

Materiais orgânicos como lama, folhas e galhos estão entupindo os pontos de sucção da água.

Quantidade de chuva no Rio Coxipó está dificultando o abastecimento de água em alguns bairros de Cuiabá — Foto: Rosenil Maria Dias Pinto/ Arquivo pessoal

Quantidade de chuva no Rio Coxipó está dificultando o abastecimento de água em alguns bairros de Cuiabá — Foto: Rosenil Maria Dias Pinto/ Arquivo pessoal

O abastecimento de água em alguns bairros de Cuiabá está suspenso, a parti deste sábado (25), devido à quantidade de chuva nesse período. Em torno de 103 bairros já foram atingidos pela falta de água.

Em nota, a Estação de Tratamento de Água Tijucal informou que está com os serviços de captação e tratamento de água do Rio Coxipó interrompidos, devido ao grande volume de matéria orgânica como lama, folhas e galhos carreado pelas chuvas.

Disse ainda que os técnicos da concessionária estão atuando no desentupimento do ponto de sucção, para limpeza e liberação da captação o mais rapidamente possível.

O Rio Coxipó é o responsável por abastecer mais de 245 mil habitantes da capital que são abastecidos pela estação de tratamento do Tijucal.

De acordo com o gerente operacional Lineu Machado, o volume de chuvas com areia e outros sedimentos estão dificultando a captação de água.

“Ela vem de encostas de vegetação e não são de chuvas somente da capital, vindo da Chapada dos Guimarães (MT) também. Todo esse volume de chuvas acaba carreando esse sedimento e impacta bastante na captação. Resultado de algumas obras acontecendo e fatalmente alguns desmatamentos também”, contou.

O gerente operacional ainda explica que a estação utiliza um sistema de draga para bombear a areia, mas que o volume é maior do que a capacidade do equipamento.

“A grande dificuldade é o sistema de draga para bombear a areia, tirando do ponto de sucção e levando até o outro ponto. Porém como as chuvas não param, esse volume vence a nossa capacidade e o que estamos fazendo é dobrar a capacidade”, disse.

A concessionária está recebendo maiores reclamações de moradores dos bairros Nova Canaã, Tancredo Neves, CPA, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Olá Eu Sou o Raynner, Tenho 14 anos e sou Aprendiz Do site O Pantanal Online

Qual é a sua Opinião?

Categorias