qua. set 28th, 2022

Prazo de matrícula para alunos novos com menos de 4 anos vai até sexta-feira na rede municipal de Cuiabá

No total, para os novos alunos nessa faixa etária, estão sendo disponibilizadas 4.260 vagas.

Secretaria de Educação suspende matrículas após erro no sistema — Foto: Prefeitura de Cuiabá

Secretaria de Educação suspende matrículas após erro no sistema — Foto: Prefeitura de Cuiabá

O período de solicitação de matrícula para alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, para unidades educacionais de Cuiabá está aberto até esta sexta-feira (3).

As solicitações de matrícula são feitas somente por meio do portal Matrícula Web, cujo acesso está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá. No total, para os novos alunos nessa faixa etária, estão sendo disponibilizadas 4.260 vagas.

A prioridade do município é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), e de famílias de baixa renda. Caso haja empate, o critério de desempate é a proximidade da unidade educacional.

Passo a passo

Para fazer a solicitação de matrícula o pai ou responsável deve acessar o link no site da Prefeitura de Cuiabá, preencher o formulário com informações pessoais e da criança e/ou atualizar informações já existentes. Após isso, o próprio site direciona para a página de solicitação de matrícula, onde os pais ou responsáveis poderão indicar a unidade educacional de sua escolha, dentre as listadas.

Confirmação de matrícula

A publicação das solicitações de matrícula que serão atendidas será no dia 17 de janeiro de 2022, também no site da prefeitura.

A confirmação de matrícula, com a apresentação e entrega dos documentos pessoais e das crianças nas unidades educacionais, deve ser feita nos dias 20 e 21 de janeiro de 2022.

Entre os documentos que os pais ou responsáveis deverão apresentar (cópias e originais) estão a Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM). O cartão de vacina atualizado e no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico. Se a criança é beneficiária do Programa Auxílio Brasil, deve ser informado à unidade educacional e levada uma cópia do documento (extrato atualizado do último benefício).

As matrículas serão vinculadas, preferencialmente ao CPF da mãe da criança. Os pais devem ainda informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a unidade educacional e a família.

Etapa educação infantil e ensino fundamental

As matrículas para novos alunos da etapa Educação Infantil de 4 e 5 anos, e ensino fundamental, de 6 a 14 anos serão realizadas nos dias 4 e 5 de janeiro de 2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste. E dias 6 e 7 de janeiro de 2022 para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

A efetivação das matrículas nessa etapa será nos dias 10, 11 e 12 de janeiro.

O total de vagas para o ano letivo 2022, incluindo Educação Infantil (faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses), Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (6 a 14 anos), é de 10.113.

Para orientar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou telefones de contato. São eles, o 0800 646 2003, 645 6571, 3645 6560, 3614 4318, 3614 4313 e 99216 9738.

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT

Qual é a sua Opinião?

Categorias