ter. out 26th, 2021

TCE/MT: Colniza recebe parecer favorável à aprovação das contas da gestão do Ex-prefeito Celso Leite.

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo, referentes ao exercício de 2019, da Prefeitura de Colniza, gestão Celso Leite.

Sob relatoria do auditor substituto de conselheiro em substituição, Luiz Carlos Pereira, o processo foi apreciado na sessão ordinária remota desta quinta-feira (6). 

De acordo com o relator, a gestão municipal cumpriu com os percentuais e limites legais relativos aos gastos com pessoal, repasses ao Poder Legislativo e investimentos em políticas públicas nas áreas de Educação e Saúde.

Deste modo, embora tenha sido constatada a existência de irregularidades, parte das questões foram sanadas sanadas após apresentação das alegações finais do então prefeito do município. 

“Feitas essas ponderações e não tendo sido apontadas irregularidades gravíssimas, considero que as irregularidades remanescentes não tem condão de ensejar em emissão de juízo prévio contrário à aprovação das contas”, sustentou o relator.

Na ocasião, Luiz Carlos Pereira, apontou ainda que algumas dificuldades constatadas no cumprimento de obrigações ocorreram devido a troca do chefe do executivo no mesmo ano. 

Portanto, em consonância com o parecer do Ministério Público de Contas, emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas. Também recomendou ao Legislativo Municipal, para que determine ao chefe do Executivo a adoção de providências. 

Contas de Governo

As contas anuais de governo não são julgadas pelo TCE, que avalia a gestão política dos chefes do Poder Executivo e emite um parecer prévio para auxiliar no julgamento do Poder Legislativo, este sim, responsável por aplicar eventuais sanções específicas.

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT

Qual é a sua Opinião?

Categorias