Casos de Covid-19 aumentam mais de 1000% em MT desde o início da pandemia em março

Em Mato Grosso, até essa segunda-feira (11), foram registrados 545 casos da doença e 19 mortes.

O número de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso cresceu nas últimas semanas. Desde a primeira semana, até esta segunda-feira (19), o aumento de novos casos foi de 14 vezes, que corresponde a 1330%. De acordo com dados publicados nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o primeiro caso de infecção pelo coronavírus no estado foi no dia 20 de março.

Na primeira semana, foram 10 casos a mais notificados. Já na última semana registrada, dos dias 1º a 8 de maio, foram 143 novos casos. Além disso, até esta segunda, foram, em média, uma morte a cada três dias.

O gráfico mostra que, nos primeiros dias em que o vírus chegou no estado, o aumento gradativo estava mais lento. Na segunda semana foram 33 novos casos e na terceira o número subiu para 68, ou seja, dobrou.

Na quinta semana de pandemia o número de casos de Covid-19 confirmados em Mato Grosso passou de 162 para 241, ou seja, um aumento de 79 casos. Na sexta semana, essa média se manteve: foram 80 novos casos.

Já na sétima semana esse número quase dobrou, novamente. Foram 143 novos casos do dia 1° de maio ao dia 8, na última sexta-feira.

Até o último boletim da SES, desta segunda-feira (11), foram 81 novos casos em apenas três dias, o que aponta que a média de aumento dessa semana deve continuar.

Em relação as mortes em decorrência do vírus também há aumento em um menor intervalo de tempo. A primeira morte registrada no estado foi no dia 3 de abril, ou seja, levou duas semanas após o primeiro caso registrado da doença para acontecer. Já nas últimas duas semanas, do dia 27 de abril até esta segunda-feira (11) foram oito mortes.

O gráfico baseado nos dados dos boletins de saúde da SES mostra que até o dia 23 de abril, houve, em média, uma nova morte pelo coronavírus a cada cinco dias. Depois dessa data, esse número passou a ser de quatro mortes a cada cinco dias. Só no último final de semana foram três mortes registradas por causa do Covid-19.

Em Mato Grosso, até esta segunda-feira (11), foram registrados 545 casos da doença e 19 mortes. Dos 545 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 205 estão em isolamento domiciliar e 270 estão recuperados. Há ainda 51 pacientes hospitalizados, sendo 30 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 21 em enfermaria.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 53,4% dos diagnosticados são do sexo feminino e 46,6% masculino; além disso, 157 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 2.902 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 90 amostras em análise laboratorial.

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT

Qual é a sua Opinião?