Mais de 4 mil internações por doenças respiratórias foram registradas em MT em 6 meses

Dados são referentes aos primeiros seis meses deste ano. Em todo o ano passado, foram registrados mais de 10 mil internações.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta quinta-feira (22), foram registradas 4.873 internações decorrentes de problemas respiratórios em todo o estado, de janeiro a junho deste ano. A SES ainda não informou o número de internações em julho e agosto de 2019.

Segundo a secretaria, nos primeiros seis meses de 2018 foram registradas quase 6 mil internações em razão de doenças respiratórias. Durante todo o ano, mais de 10 mil pessoas foram internadas com problemas respiratórios.

Somente em julho do ano passado foram 894 internações. Em agosto, 850.

O pneumologista Lamberto Mário Henry, as complicações respiratórias são muito comuns nessa época do ano. Segundo ele, o tempo seco e a baixa umidade contribuem para o ressecamento das vias respiratórias e estimulam a tosse, a falta de ar, sensação de cansaço e até sangramento.

“As pessoas buscam mais os serviços de pronto atendimento com este tipo de queixa, nesta época do ano. A maior parte dos atendidos é criança. Elas e os idosos são os que mais sofrem”, explicou ele.

Com cidade coberta de fumaça e baixa umidade é preciso beber água, diz médico — Foto: Yago Oliveira/G1 MT

Com cidade coberta de fumaça e baixa umidade é preciso beber água, diz médico — Foto: Yago Oliveira/G1 MT

Dessa forma, é preciso buscar estratégias para minimizar os sintomas. Uma delas, segundo o médico, é aumentar o consumo de água e hidratar o ambiente onde se passa mais tempo, ou o quarto durante a noite.

Lamberto explica que as crianças são muito sensíveis porque o sistema respiratório é menos maduro. Então, ele sugere que os pais estejam atentos e mantenham os pequenos hidratados.

“É preciso que os pais ofereçam água para a criança, porque ela só vai pedir quando estiver com muita sede. Então, a cada meia hora é bom dar um pouco de água para a criança”.

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Qual é a sua Opinião?