“Atentado em Colniza(MT)” – Representantes de Auditores e Controladores se reúnem com Secretário de Segurança Pública

Os membros de entidades representantes de Auditores e Controladores Internos de Mato Grosso estiveram reunidos, no dia 30 de abril, com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, com o Secretário-adjunto de Inteligência, Dr. Wylton Massao Ohara, e com o Delegado Diogo Santana Souza, Assessor Técnico de inteligência.

Durante o encontro, foram discutidas ações sobre o atentado contra a vida da Controladora Interna do Município de Colniza, Sandra Gugel, no dia 27 de abril. Relatos preliminares dão conta que uma pessoa de motocicleta se aproximou da casa da servidora pública e efetuou vários disparos de arma de fogo, os quais atingiram a parede da casa e o veículo dela.

Na oportunidade, o Presidente da Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Audipe), Evandro Aparecido dos Santos discorreu aos representantes da segurança pública do Estado de Mato Grosso sobre o dever constitucional que possui o Controle Interno de apoiar o Controle Externo. “Qualquer atentado contra as competências, em especial, contra a independência do Controle Interno, por via reflexa, também atenta contra o Controle Externo, atinge a dignidade do Tribunal de Contas do Estados de Mato Grosso e dos Auditores”, ressaltou.

O Presidente da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicon), Angelo Silva de Oliveira revelou que esta é a situação mais grave já enfrentada por um Controlador Interno, no entanto, afirmou que, não raro, Controladores Internos têm as suas competências tolhidas por meio da restrição ao acesso às informações ou mesmo, por meio de ameaças veladas; inclusive com ordens de serviços canceladas sem qualquer motivação e por fim, asseverou que muitos Controladores possuem medo de denunciar constrangimentos e ameaças.

Além do Presidente Audipe, Evandro Aparecido dos Santos e do Presidente da Audicon, Angelo Silva de Oliveira; participaram do encontro o Presidente da Associação dos Auditores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso, André Luiz Costa Ferreira e o Controlador Geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida. Eles também defenderam a necessária e inegociável independência do Controle, seja Interno seja Externo.

Na oportunidade, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Alexandre Bustamante dos Santos, manifestou que serão envidados todos os esforços para o esclarecimento deste crime, bem como discorreu sobre a importância de se denunciar qualquer ameaça, inclusive para que possa ser feito mapeamento de risco e desta maneira, desencadear ações preventivas. Disse ainda que a união dos Controle Externo e Interno em torno da defesa boa gestão pública é um ganho para a Democracia e colocou à disposição a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado para apoiar os Auditores e Controladores Internos e os Auditores Públicos Externos no desempenho de suas atividades fiscalizatórias.

Fonte: AUDIPE

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Qual é a sua Opinião?

%d blogueiros gostam disto: