Stand inédito orienta municipalistas sobre Responsabilidade Social e Empresarial

Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) é um conceito utilizado para incentivar a adoção de comportamento ético, sustentável e capaz de reduzir as desigualdades sociais. Este ano, de forma inédita, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou um stand para orientação dos gestores municipais nas instalações da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Nesse espaço, é possível encontrar inúmeras iniciativas de sucesso que podem ser adotadas independentemente da realidade municipal.

Espera-se que gestores de todo o Brasil adotem medidas com impacto em diversas frentes, inclusive na economia local, melhorando a qualidade de vida dos servidores municipais, das famílias conterrâneas e da população geral. Assim, a Confederação aponta os caminhos e apresenta as suas iniciativas e projetos com intuito de servir de exemplo aos gestores lá na ponta, nos Municípios. Entre elas, é possível citar a inclusão de portador de necessidade especiais e de migrantes refugiados no quadro de servidores, incentivo à doação de sangue entre os funcionários e ênfase nas campanhas nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul.

Essas iniciativas mencionadas acima se enquadram no conceito de atuação interna. Externamente, um dos grandes exemplos de estratégia com responsabilidade social da Confederação é a Rede de Municípios Doadores, que viabiliza a integração entre os hemocentros, o poder público e a população geral, por meio de aplicativo de celular. Mais do que isso, a ação objetiva aumentar as doações de sangue durante todo o ano para impedir a baixa nos estoques de sangue.

Outras iniciativas da CNM, essas em parceria com a União Europeia, com grandes destaques pelos resultados positivos registrados foram o Projeto de Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir) e o Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres (Mulheres Seguras). Por meio dessas duas iniciativas, os gestores que passam pelo stand podem levar mais que uma ideia para sua cidade, pois o material disponível apresenta toda a orientação para implementação das ações in loco.

Por Raquel Montalvão
Foto: Taciano Britto / Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Qual é a sua Opinião?

%d blogueiros gostam disto: