PMs do CRVIII dão apoio a FUNAI e órgãos de proteção em terras indígenas em Colniza

Policiais militares do CRVIII dão apoio a FUNAI e órgãos de proteção em terras indígenas no município de Colniza

Após uma ação movida pelo Ministério Público Federal, a FUNAI, (Fundação Nacional do Índio), está realizando ações intensas de fiscalização de combate a extração ilegal de madeiras com apoio da polícia militar de Mato Grosso, nas terras dos índios da etnia Kawahiva do Rio Pardo.

A ação integrada tem como objetivo coibir ações criminosas, como extrações ilegais de madeiras e outros atos de devastação nessas terras, uma vez que os indígenas da etnia Kawahiva faz parte de um grupo de índios que nunca tiveram contato com a sociedade, mantendo-se totalmente isolados da civilização.

Cerca de 05 policiais do CRVIII estão na base da FUNAI por tempo indeterminado, sendo que haverá revezamento de equipes.  Tal trabalho vem sendo feito para impedir qualquer ação do homem branco na reserva Kawahiva, onde qualquer invasão na área, poderá colocar em risco de extinção toda comunidade indígena lá existente.

Só para relembrar, esta etnia indígena recentemente apareceu no programa FANTÁSTICO da rede globo, onde repórteres com o apoio de Jair Candor (coordenador de uma frente de proteção) tentaram contatos com os indígenas da reserva, porém sem sucesso de encontrá-los.

Fonte: Juína news

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Qual é a sua Opinião?