PF cumpre 61 mandados em MT, MS e GO em operação por suposta fraude em prefeitura

Os alvos estão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação para apurar um suposto esquema de desvio de recursos federais da Prefeitura de Confresa, a 1.160 km de capital mato-grossense. Ao todo, estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão na Operação Tapiraguaia.

Os alvos estão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).

As investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalizações realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

À época, foram alvos da investigação contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016.

Segundo a PF, empresas contratadas pela prefeitura através de direcionamento recebiam pagamentos superfaturados sob condição de pagamento de propina a servidores.

Após quebra do sigilo bancários dos investigados, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 4,5 milhões.

Além dos mandados, a PF cumpre a suspensão da função pública de servidores, sequestro de bens, valores e imóveis dos investigados.

De acordo com PF, investigados estão proibidos de ter acesso à Prefeitura de Confresa.

Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.

Operação Tapiraguaia

A operação recebeu o nome tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: