Sem FEX e ‘plano B’, Governo do Estado não pagará 13° para 20% dos servidores neste ano

Os 20% dos servidores públicos do Estado que fazem aniversários no mês de novembro e dezembro só vão receber o 13° salário no ano que vem. A informação foi confirmada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Ciro Rodolpho Gonçalves, que explicou que o Governo foi prejudicado ao não receber da União o pagamento do Fundo de Apoio a Exportação (FEX).

De acordo com Ciro, o Estado já pagou 80% dos 13° salários e contava com a chegada de aproximadamente R$ 400 milhões do Fex para quitar o restante no mês de dezembro, porém o recurso não veio e só deve chegar aos cofres de Mato Grosso em janeiro.

O comandante da Casa Civil também explicou que o Governo não tem nenhum plano B para conseguir pagar os 20% restantes dos servidores ainda neste mês e que eles vão passar a virada do ano sem receber.

“O Estado já pagou o 13° ao longo do ano inteiro. Já pagamos dez, doze avos dos 13° ao longo do ano. Então os aniversariantes dos meses de janeiro a outubro já receberam o 13°. Isso equivale a 80% dos nossos servidores que já foram pagos”, explicou Gonçalves.

“Temos consciência de que estes 20% de servidores que não receberam no dia 20, vai degringolar o orçamento familiar. Não era desejo nosso, não era vontade unilateral do Estado de Mato Grosso. Fizemos todos os esforços, auxiliados pela bancada federal em Brasília para este dinheiro chegar, por que é devido em 2018. Mas cerca de sete Estados ficaram prejudicados com sua conta pública tão sacrificante, que não permite um plano B e chega na reta final sem plano B. Não tem uma receita extraordinária e não temos outra solução”, afirmou.

O FEX é um auxílio concedido a Estados e Municípios para o estímulo às exportações. O montante de R$ 1,950 bilhão é eventual e normalmente transferido no último trimestre de cada ano. Os Municípios mais beneficiados são, em geral, os dos Estados de Minas Gerais e de Mato Grosso. Nos últimos anos do montante distribuído do FEX, Mato Grosso recebeu em torno de 20% do total.


Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator na Empresa O Pantanal OnLine, sob o número 0002048/MT, em 21/08/2014, conforme processo nº 46210.001548/2014-14

You May Also Like

Qual é a sua Opinião?