Ex-governador Beto Richa é preso no Paraná

Ex-governador Beto Richa é preso no Paraná

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado Beto Richa (PSDB) foi preso na manhã desta terça-feira (11) em operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado. A esposa dele, Fernanda Richa, e seu ex-chefe de gabinete Deonlison Roldo também foram presos.

Na manhã desta terça-feira, ocorre também uma nova fase da Operação Lava Jato da qual Richa e Roldo são alvo. A Polícia Federal e o MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná), que comandam esta ação, informaram ao UOL que a prisão do ex-governador não tem relação com a operação.

Os dois órgãos confirmaram que a prisão de Richa foi feita pelo Gaeco. Ainda não há informações sobre os motivos da prisão. Segundo o MPF, na Lava Jato, o ex-governador foi alvo de um mandado de busca e apreensão em sua casa.

As assessorias de imprensa de Richa e do PSDB no Paraná foram procuradas, mas não se manifestaram até o momento. O ex-governador é réu em um processo referente ao período em que comandou a prefeitura de Curitiba.

Na última pesquisa Ibope, do dia 4 de setembro, Richa apareceu em segundo lugar na corrida para o Senado, o que garantiria a eleição dele.

Segundo a PF, a nova fase da Lava Jato, a 53ª, cumpre 36 ordens judicias nas cidades de Salvador, São Paulo, Curitiba, Lupianópolis (PR) e Colombo (PR). Desses mandados, 33 são de busca e apreensão.

Há outros três mandados de prisão em Curitiba, mas que, a princípio, não seriam os contra Richa, sua mulher e seu ex-chefe de gabinete.

Segundo a MPF, a ação de hoje, batizada de Operação Piloto, apura o pagamento de propina no valor R$ 3,5 milhões por parte de Odebrecht a agentes públicos e privados no Estado Paraná.

O objetivo do pagamento era ganhar a licitação para investimento na duplicação, manutenção e operação da rodovia estadual PR-323, entre os municípios de Francisco Alves e Maringá.

Jornalista Renato Pantanal

Jornalista e redator

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *